Oscar 2015 – ‘Boyhood’ e ‘O Grande Hotel Budapeste’

GHB_9907 20130130.CR2

Crítica de cinema é algo que todo mundo acha que sabe fazer, mas nem todo mundo faz. Exige conhecimento profundo sobre estética, técnica, história, semiótica e muita bagagem cultural. Por isso, dificilmente eu me arrisco a dizer que faço “crítica”. Por mais que conheça ou goste da sétima arte (ou de música e televisão), não acho que tenha (ainda!) um conhecimento sistêmico que me gabarite como crítico.

Prefiro muito mais a resenha ou o comentário. Nesses dois formatos, posso me prender mais ao meu ponto de vista sobre determinado produto cultural. Posso mesclar minha opinião com curiosidades e detalhes da produção, com a única função trazer um guia pessoal e subjetivo para quem quer ver ou ouvir uma obra.

É com esse pensamento que tenho abordado os indicados ao Oscar deste ano no telejornal Unesp Notícias, da TV Unesp. Pra mim, funciona também como um laboratório, já que comentários sobre cinema são frequentes em jornais, mas raros na televisão. De modo geral, trata-se de uma conversa franca com o telespectador para que ele obtenha informações para decidir se quer ou não assistir a determinado filme. E, caso escolha vê-lo, que aceite esse convite com a liberdade total e irrestrita de discordar da minha opinião. Até prefiro que discorde!

Neste primeiro vídeo, dou destaque a duas produções: “O Grande Hotel Budapeste”, do diretor Wes Anderson, e “Boyhood – Da Infância à Juventude”, do cineasta Richard Linklater.

Vamos lá, contrariem-me!

4 comentários sobre “Oscar 2015 – ‘Boyhood’ e ‘O Grande Hotel Budapeste’

Deixe um comentário

