BBB 15: mais jogo, menos novela

B8ZaXLyCcAEUOEY

imagem: @RealitySocial

Nesta terça, a primeiro eliminação do Big Brother Brasil deixou claro que a maior deficiência do programa continua sendo o apego aos clichês do folhetim em oposição ao jogo. A saída de Fran, participante que em uma semana fez muito mais pelo reality show do que muitos finalistas de edições anteriores, é a prova cabal de que os 13 anos do programa não alteraram muita coisa em sua espinha dorsal. O público e a própria Globo continuam tratando o BBB como um simples formato de confinamento e convivência, cuja função é criar romances, mocinhos e malvados. Ou seja, basicamente uma novela com atores amadores, mas sem vilões, já que eles são eliminados sumariamente.

Ainda que a vida “real” possa ser organizada a partir de relacionamentos amorosos e conflitos, em uma disputa por R$ 1,5 milhão o foco deveria estar justamente no que diferencia o BBB das 5 novelas diárias da Globo: o jogo. É partir dele (e por causa dele) que se formam alianças, aproximações, distanciamentos e afinidades. Se o objetivo é ficar milionário, os beijos, edredons, brigas e amores possuem um subtexto muito mais interessante do que a simples observação da rotina de 14 anônimos. São artimanhas e estratégias de guerra, algo que enriquece a narrativa audiovisual desgastada da teledramaturgia.

Pra quem acompanha o Big Brother, não é fato inédito que a audiência do programa está em queda nos últimos anos. Será que o motivo não seria justamente esse esgotamento do apego ao folhetim? Essa insistência de mostrar que os participantes entram no programa para viver um grande amor, e não para disputar R$ 1,5 milhão? Desde do BBB 1, a vitória no programa é insistentemente retratada como recompensa a uma trajetória exemplar e “honesta”. Uma decisão moralista e que que deixa os participantes confortáveis para dominar uma narrativa viciada e para a qual eles já estão treinados.

Por isso, colocar o jogo em primeiro plano é uma mudança urgente para oxigenar o BBB e chacoalhar quem de fato precisa ser surpreendido pelo reality. Os fãs do programa agradecem!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s