Oscar 2015 – ‘Caminhos da Floresta’

meryl-streep-into-the-woods

Quem me conhece, sabe que sou um cara otimista. Do mesmo jeito que procuro um lado bom nos problemas, tenho o hábito de também enxergar qualidades até em filmes ruins. Portanto, quando meu veredicto é de que uma produção é uma bomba, é sinal de que deva ser mesmo um caso perdido. É esse o meu sentimento em relação a “Caminhos da Floresta”. Indicado a três estatuetas no Oscar deste ano (sendo a mais importante a de Melhor Atriz Coadjuvante para a Meryl Streep), o musical é uma decepção do começo ao fim. E como dói um fã de musicais – como eu – ter que afirmar isso!

Apesar da embalagem bonitinha que pode até lhe valer os dois prêmios técnicos a que concorre – Design de Produção e Figurino, o filme se arrasta e consegue a façanha de minguar até o carisma de personagens consagrados como Chapeuzinho Vermelho, Cinderela e Rapunzel. Com isso, o cineasta Rob Marshall só deixa claro, a cada trabalho, que os prêmios recebidos por “Chicago”, em 2003, foram realmente uma compensação pelo desprezo que “Moulin Rouge” recebeu no ano anterior.

Mas quais são os problemas de “Caminhos da Floresta”? Será que nem o carisma de Meryl Streep salva o filme? São alguns pontos que comento no vídeo abaixo.

P.S.: Não bastassem os problemas, o roteiro ainda inclui pitadas de moralismo e machismo constrangedores. É só observar o desfecho do adultério envolvendo dois personagens comprometidos. O homem segue a vida, enquanto a mulher é punida. Com a morte. Deve ser ranço do selo Disney…

(para conferir os comentários anteriores, é só clicar aqui, aqui e aqui)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s